quarta-feira, novembro 28, 2012

Computador de Voo - CV003

No último lançamento testei com sucesso a 2ª versão do computador de voo que venho desenvolvendo desde abril/2011,  desde o início do projeto, o objetivo tem sido criar um dispositivo que assegurasse o retor dos foguetes e demais equipamentos (câmeras de vídeo, altímetros e  etc) de volta ao solo com segurança. Acho que esse objetivo foi alcançado.

No entanto, assim como CV001, o processo de liberação do paraquedas era iniciado sem que o foguete atingisse a altura máxima da trajetória (apogeu), graças a ação de um componente eletrônico, o relé de mercúrio, que nesta aplicação está fortemente sujeito à Lei da Inércia, também conhecida como 3ª lei de Newton, que haje implacavelmente no instante que cessa a aceleração vertical, momento esse conhecido como "burnout".

Após várias tentativas "mentais" de se elaborar um mecanismo pra substituir o relé de mercúrio, que ao mesmo tempo pudesse ser facilmente ser integrado ao CV002, leve, confiável, e "construível", cheguei a uma conclusão pessoal de que não era possível, pelo menos dentro das minhas possibilidades.

Descartada a hipótese de um mecanismo puramente "mecânico", passei a pesquisar na internet por outros mecanismos já existentes para o mesmo fim, a procura não se resumiu apenas ao universo dos foguetes de água, mas também no universo dos foguetes propelidos por combustível sólido, confesso que não encontrei muita coisa aproveitável, considerando as limitações existentes. Porém assistindo uma vídeo aula sobre programação para microcontroladores, enxerguei uma "luz no fim do túnel", e resolvi investir na ideia.

Pois bem, com algumas horas de programação/montagem, consegui construir um novo dispositivo que reconhece a inclinação natural do foguete imediatamente após atingir o apogeu da sua trajetória. O reconhecimento é baseado na diferença de intensidade de luz captada dois receptores de luz colocados no foguete, um apontado verticalmente para cima e outro para baixo.

O princípio é de fácil entendimento, em condições normais de lançamento, ou seja sob a luz natural do dia, a intensidade da luz que incide sobre o corpo do foguete verticalmente para baixo, é maior que a intensidade de luz que incide verticalmente para cima. Desta forma o o computador de voo monitora as intensidades de luz recebidas pelos dois receptores, quando a situação se inverte, ou seja, o receptor que apontava para baixo passa a receber mais luz, o computador interpreta isso como a mudança natural do sentido do movimento do foguete após o mesmo atingir o ponto mais alto da trajetória. Então aciona o servo motor e libera o paraquedas.

No vídeo a seguir eu mostro o funcionamento completo do CV003.


2 comentários:

  1. Vicente, quando você vai colocar um novo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, estou viajando (de férias) e retorno em alguns dias, devo realizar um teste ainda no mês de janeiro, tão logo o faça eu apresento os resultados. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário.